quarta-feira, 7 de julho de 2010

PLANO DE AÇÃO PITEC

PLANO DE AÇÃO

ELABORAÇÃO DE PROJETO - PITEC
Estado de Mato Grosso
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
Secretaria Municipal de Educação e Cultura


Coordenadora do NTM: Antonia Rosa Colar Garcia
Professor Formador: Selcilene Gonçalves de Oliveira Silva
Contato: 3684-8083 / 8411-5138 / 3688-8151


Carga horária total do Curso: 40 horas


1. Objetivos da Formação Continuada
• Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula.
• Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos).
• Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC.
• Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC).


2. Estrutura do Curso

2.1. Eixo 1 – Projeto
Carga horária: 15 horas
Período de duração: 3 semanas

2.2. Unidade 2 – Currículo
Carga horária: 15 horas
Período de duração: 3 semanas

2.3. Unidade 3 – Tecnologia
Carga Horária: 10 horas
Período de duração: 2 semanas

3. Encontro Presencial Inicial
Data de realização: 30/05/2011
Carga horária: 4 horas
*** Momento "Tira Dúvidas"

Nesse primeiro contato fizemos a apresentação dos cursistas, tutora e do curso. Foi mostrado todo o material, conversamos sobre carga horária do curso bem como as atividades que deverão ser realizadas durante o curso contidas no Manual do Cursista, falamos sobre o compromisso e comprometimento com o curso bem como com o Projeto que deverá ser desenvolvido.

Elaboramos o calendário dos Encontros Presenciais e também dos momentos de atendimento não presencial.

4. Encontro Presencial
Data de Realização:15/06/2011
Carga Horária: 4 horas

Objetivo:
Propiciar aos multiplicadores do Proinfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.


5. Encontro Presencial Final
Data de realização: 15/08/2011
Carga horária: 4 horas

Objetivo:
Apresentação do Projeto, construído e desenvolvido em sua escola com seus alunos e com a comunidade escolar.


6. Contexto sócio-cultural

Durante a história da humanidade, o homem vem se transformando e causando transformações na realidade sociocultural. Todas essas transformações causam “conjuntos de conhecimentos, formas e técnicas de fazer as coisas, costumes e hábitos sociais, sistemas de comunicação e crenças, transmitidas de geração em geração” (FIORENTINI, 2008). Diante de tais fatos, é fundamental a compreensão, a construção de novos e desafiantes conhecimentos, proporcionado pelos meios tecnológicos. A escola precisa proporcionar a inclusão tecnológica dos alunos. È preciso que docentes e discentes busquem o desenvolvimento cognitivo, refletindo acerca dos conhecimentos vinculados pela mídia.
Os diversos meios de comunicação são um campo riquíssimo que pode ser utilizado para fins pedagógicos. Podemos utilizá-lo como instrumento de comunicação, de pesquisa e de produção de conhecimento. Sendo possível renovar a forma como a pesquisa vem sendo efetuada no sistema educacional.
Precisa-se, por isso repensar o papel do aprendiz e do professor. O primeiro estará diante de uma diversidade de opções e será ele quem selecionará essas informações numa aprendizagem mais independente. Como usuário, desenvolverá algo a partir do momento que aprender a manipular essas informações, ampliando seus domínios.
No trabalho com as tecnologias, o professor não é mais o detentor do saber, mas o facilitador deste conhecimento no desenvolvimento intelectual do sujeito. O controle da aprendizagem está nas mãos do aprendiz, havendo a liberdade para explorar e errar, sem punições, gerando o processo construtivo.
No curso de Elaboração de projetos temos como tarefa essencial valorizar a diversidade e a diferença que cada um dos cursistas traz em sua bagagem pessoal e profissional e as características e condições do contexto sociocultural e educacional em que atuam. Estimular o compartilhamento, o diálogo e a cooperação.


7. Estrutura de apoio
• Cd-Rom
• Vídeos
• Atividades-Material do Aluno


8. ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

8.1. Ações para realização do curso:

EIXO 01 – PROJETO

AÇÕES ESTRATÉGIAS
Meu projeto pessoal/profissional Biblioteca – Material do aluno
Meu projeto pessoal/profissional Fórum
Diálogo Teórico Fórum
Projetos e suas características Fórum
Banco de Projetos Biblioteca – Material do aluno
Esboçando o Projeto Fórum
Proposta de Projeto Biblioteca – Material do aluno
Reflexão sobre a aprendizagem Diário de Bordo

EIXO 02 – CURRÍCULO

AÇÕES ESTRATÉGIAS
Apresentação do Projeto Biblioteca – Material do aluno
Projeto em ação Fórum
Currículo e suas características Fórum
Análise do Projeto Biblioteca – Material do aluno
Cultura Digital e Currículo Fórum
Reflexão sobre a aprendizagem Diário de bordo

EIXO 03 – TECNOLOGIA

AÇÕES ESTRATÉGIAS
Socialização do PITEC Biblioteca – Material do aluno
Papel das tecnologias integradas ao currículo Fórum
Mapa conceitual do PITEC Biblioteca – Material do aluno
Reflexão sobre a aprendizagem Diário de Bordo

9. Avaliação do curso: A avaliação será processual e continuada através de procedimentos e instrumentos adequados à proposta pedagógica do curso e às necessidades dos cursistas. Todas as produções dos professores-cursistas serão armazenadas em uma pasta própria e acompanhadas, comentadas e avaliadas, serão também adotados instrumentos de auto-avaliação, avaliação individual e coletiva, presencial e a distância para acompanhamento e verificação da aprendizagem.

10. Considerações finais
Ao concluir as etapas desta formação esperamos que professores e gestores se sintam inclusos e seguros no uso das novas tecnologias, compreendendo a importância do uso critico e criativo das tecnologias de informação e da comunicação para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem entendendo que o Projeto elaborado durante o curso representa uma etapa inicial de uma sequencia de novos projetos a serem desenvolvidos na escola em conjunto com alunos e demais membros da comunidade escolar




Várzea Grande, 01 de junho de 2011


___________________________________
Selcilene G. Oliveira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário